Vantagens x Desvantagens da Internet

Vantagens e desvantagens da internet. O lado bom e ruim da web

A internet é fato. Boa para uns, nem tanto para outros, mas ela é um fato. Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens na internet, existe um lado bom e um lado ruim. Conhecer as duas faces da internet é difícil pela sua dimensão, abstração e percepção que as pessoas têm dela. Neste texto apresento algumas sugestões para demonstrar suas vantagens e desvantagens.

VANTAGENS

Cultura do conhecimento

Poderíamos chamar simplesmente de democratização da educação. A educação é milenar, mas nunca foi muito democrática. A razão para isso, entre outras, poderia estar na dificuldade da comunicação do conhecimento.

A internet resolve isso. Está claro que vivemos a cultura do conhecimento. Governos e educadores precisam urgentemente tirar proveito da internet para construir um modelo educacional mais amplo.

Conveniência

Uma das grandes vantagens da internet é a conveniência. É rápido, fácil e está ali a poucos cliques. Posso em poucos minutos ir ao banco, fazer uma compra, pagar uma conta, emitir um documento, conversar com várias pessoas, pesquisar aquela receita, entre outras coisas.
Inclusão social

Acesso ao conhecimento, conveniência na obtenção de serviços, pesquisas, entre outras. Pela natureza gratuita da maioria dos conteúdos, a internet proporciona uma inclusão social e digital sem precedentes.

Eliminação de fronteiras

Posso ir ao Louvre em Paris, pesquisar uma informação na Agência de Inteligência Americana, dar uma olhadinha nas ruas de Tóquio pelo Google Street View, ver os vídeos produzidos em Jerusalém, entre outros. Nunca tivemos esta liberdade e facilidade de locomoção pelo globo, embora virtual.

DESVANTAGENS

Privacidade

Mas nem tudo é vantagem na internet. Há um lado ruim que também precisa ser considerado. A privacidade é uma delas. Na internet muitas pessoas ficam expostas e com isto acabam sendo vítimas de golpes, roubos entre outros crimes.

Cuidado ao expor na internet: fotos, vídeos e informações pessoais como endereços, números de telefones, entre outros.

Anonimato e a ilegalidade

Muitos se escondem atras de um suposto anonimato para cometer crimes e fraldes dos mais diversos tipos. Há muita ilegalidade, pequenas fraudes são cometidas a todo momento e ações como essas mostram um lado ruim da internet.
Abordagem superficial

Outra desvantagem da internet é a abordagem muitas vezes superficiais dos assuntos apresentados. Isto não chega a ser um problema tão sério como os mostrados anteriormente, mas sempre deixa um buraco. É diferente a abordagem encontrada na web com a abordagem de um livro por exemplo. Este último tem começo, meio e fim. Na internet as vezes as coisas ficam no ar.

Custos e dificuldades de acesso

Para finalizar, a maior desvantagem da internet pode ser mesmo a dificuldade que muitos tem para conseguir acessá-la. Ainda é muito caro e a qualidade deixa muito a desejar. Em algumas regiões é difícil conseguir conexão de banda larga e quando conseguem são caras e as vezes ruim.

Conclusão

Acredito que as vantagens da internet superam suas desvantagens. O lado bom ainda é maior e com um pouco de cautela podemos extrair delas coisas edificantes para as nossas vidas.

Fonte:
Blog do Luis